O que significa “Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres”?


Qual o significado do texto “Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres”?

Essa passagem se encontra em Mateus 24:28 e Lucas 17:37, onde Jesus profetiza sobre a destruição de Jerusalém que aconteceu no ano 70 d.C., e sobre o princípio das dores e a grande tribulação no fim dos tempos.

Lucas registra no seu livro, que os discípulos perguntaram a Jesus, onde iriam acontecer essas coisas? Então Jesus responde, que onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. Isso nos leva a pensar, que talvez essa frase fosse um provérbio da época de Jesus.

Existem algumas interpretações diferentes para essa passagem:

 

I. Alguns interpretam que os abutres representam os falsos profetas, e o cadáver é a humanidade corrompida pelo pecado, pois se observarmos os versículos anteriores, Jesus adverte que viriam muitos falsos profetas (Mt 24:24), e também que por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará (Mt 24:12).

 

II. A interpretação mais estranha que alguns fazem, é de que o cadáver é o corpo de Jesus que foi morto, e os abutres são a igreja que se alimenta do seu sacrifício, ou de que Jesus é o cadáver, e a igreja são os abutres, que serão reunidos em volta dele no momento da sua vinda, pois nos versículos anteriores Jesus está falando sobre a vinda do Filho do Homem (Mt 24:26-27).

 

III. Outra interpretação é de que o cadáver, eram os judeus que estavam corrompidos na época de Jesus, e os abutres eram os Romanos, que viriam para trazer o juízo de Deus sobre Jerusalém, e essa interpretação parece fazer sentido, porque no contexto Jesus estava profetizando sobre a destruição da cidade de Jerusalém (Mt 24:16-20).

 

IV. Também existe a interpretação, de que o cadáver é a humanidade, que estará apodrecida pelo pecado no fim dos tempos, e os abutres são os juízos que Deus irá derramar sobre as pessoas, essa interpretação também parece fazer muito sentido, pois no contexto Jesus também está falando sobre a grande tribulação que virá sobre o mundo (Mt 24:21).

 

Eu acredito que todas as interpretações, com exceção da segunda, parecem fazer bastante sentido, e elas nos ensinam uma lição muito importante, de que onde existe morte espiritual, onde existe o acúmulo da iniquidade, ali se reúnem os falsos profetas para se alimentar do cadáver, ali se reúnem os juízos de Deus, pois assim como os abutres são atraídos pelo cheiro do cadáver, assim o cheiro da iniquidade que sobe as narinas de Deus, irá atrair o juízo sobre os homens maus.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem