Avareza - os 7 pecados capitais


▪︎ Definição básica:

Apego excessivo pelas riquezas.


▪︎ A Bíblia não proíbe possuir riquezas, então qual é a linha que distingue uma pessoa avarenta de quem não é avarento?

O que caracteriza uma pessoa avarenta é o amor ao dinheiro, o avarento ama o dinheiro acima das pessoas, e até mesmo acima de Deus, isso significa que a prioridade dele é buscar o dinheiro, por isso o seu tempo, a sua força, a sua inteligência, estão sendo usados muito mais para buscar as riquezas, e num caso extremo, ele pode fazer isso sem se importar em prejudicar as outras pessoas, por isso a Bíblia fala que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de males, ou seja, o amor ao dinheiro é capaz de gerar toda espécie de pecados que existe, seja o roubo, assassinato, prostituição, inveja, etc. Outra característica do avarento, é que algumas vezes ele guarda demais o dinheiro, e não sabe desfrutar das suas riquezas, é como se ele estivesse servindo ao dinheiro, ao invés de ser servido por ele.

 

▪︎ Por que as pessoas gostam tanto do dinheiro?

I. Conforto: A Bíblia fala que a sabedoria protege, assim como o dinheiro serve de proteção, mas a vantagem da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor (Ec 7:12), ou seja, a pessoa que possui dinheiro, ela pode ter uma certa segurança a mais, pode viver de uma maneira mais confortável, pode comprar coisas que venham trazer prazer para si.

II. Ostentação: Algumas pessoas buscam no dinheiro uma forma de se orgulhar, ou até mesmo receberem a aceitação das outras pessoas.

 

▪︎ Quais os malefícios da avareza?

I. Quem ama o dinheiro nunca se farta dele (Ec 5:10), ou seja, Salomão fala que o dinheiro não é capaz de nos satisfazer, e ele cita muitos motivos para isso: quanto mais se tem mais se gasta (v.11), a riqueza do rico não lhe deixa dormir (v.12), a busca excessiva por riquezas pode atrair enfermidades (v.13), as riquezas podem se perder a qualquer momento (v. 14), e quando o homem morre não pode levar as riquezas para a outra vida (v. 15).

II. Nessa cobiça alguns tropeçaram da fé, e traspassaram a si mesmos com muitas dores (1 Tm 6:10), isso significa que o amor ao dinheiro é contrário a verdadeira fé, pois se alguém acredita em Deus, ele não está buscando somente viver bem aqui nessa terra, mas ele busca as verdadeiras riquezas celestiais, para que possa viver bem por toda a eternidade.

III. A Bíblia fala que melhor é uma mão cheia com descanso, do que duas mãos cheias com trabalho e aflição de espírito (Ec 4:6), ou seja o excesso de trabalho traz aflição de espírito, isso significa que o trabalho excessivo, também é uma forma de fortalecermos a nossa natureza carnal, porque quando estamos muito cansados o nosso espírito fica deprimido, e não temos ânimo para buscar a Deus, e ao mesmo tempo os desejos da carne acabam se fortalecendo.

 

▪︎ Qual a melhor maneira para tratar a avareza?

I. Valorizar as verdadeiras riquezas: Jesus contou uma parábola de um homem, que encontrou um tesouro escondido no campo, e foi com grande alegria, e vendeu tudo que tinha e comprou aquele campo (Mt 13:44), ou seja, nós precisamos aprender a valorizar as riquezas celestiais, precisamos descobrir o verdadeiro valor delas, pois quando nós valorizamos demais as riquezas desse mundo, servir a Deus se torna um fardo pesado para nós, participar dos cultos, estudar a Bíblia e orar se tornam algo pesado, porque nós não entendemos o verdadeiro valor dessas coisas.

II. Contentamento: A Bíblia também fala que devemos nos contentar com aquilo que temos (Hb 13:5), pois na verdade, o contentamento é um dos primeiros passos para alguém se tornar feliz, porque alguém pode se sentir insatisfeito mesmo possuindo todas as coisas.

III. Somos apenas mordomos: Devemos entender que os bens que possuímos não pertencem a nós mesmos, mas estamos apenas administrando aquilo que Deus nos confiou, por isso não devemos querer nos tornar ricos apenas para esbanjar das coisas dessa vida, mas o dinheiro é para suprir as nossas necessidades básicas, e o que sobrar disso deveríamos investir para o avanço do reino de Deus.

 

▪︎ Quando o dinheiro se torna uma religião:

A Bíblia fala que Jesus estava ensinando as pessoas, dizendo que ninguém pode servir a Deus e a Mamom (Lc 16:13), ou seja, Ele mostra que o dinheiro pode ocupar o lugar de Deus no coração de algumas pessoas, porém os fariseus ouvindo isso começaram a zombar de Jesus (v.14), então Jesus respondeu: vós sois os que justificais a vós mesmos diante dos homens (v.15), ou seja, o dinheiro também pode se tornar uma maneira, das pessoas tentarem se justificar diante dos homens e até mesmo diante de Deus, pois quando as pessoas enriquecem, elas pensam que alcançaram o favor de Deus, pensam que Ele está aprovando as suas obras, elas dizem: vejam como Deus está me abençoando, eu tenho dinheiro, tenho posição social, tenho educação acadêmica.

Outro exemplo que nós vemos na Bíblia, foi quando os sacerdotes pagaram Judas, para trair Jesus por trinta moedas de prata, porém quando Judas se arrependeu, e jogou essas moedas para dentro do templo, os sacerdotes disseram que não podiam receber o dinheiro porque era preço de sangue, ou seja, talvez eles não acharam errado trair Jesus por trinta moedas de prata, mas agora receber esse dinheiro eles diziam que seria um pecado, porque era dinheiro de sangue, então isso parece mostrar ainda mais a hipocrisia daqueles homens. Em outra passagem, Jesus repreende aqueles que ensinavam, que se alguém jurasse pelo templo não teria importância, mas se jurasse pelo ouro do templo, então ficaria obrigado a cumprir o juramento, provavelmente isso nada mais era do que a ganância daquelas pessoas, tentando fazer as pessoas pensarem que o momento da oferta, era o momento mais importante do culto, e que o dinheiro era sagrado e não poderia ser contaminado pelo pecado, ou seja, estavam inventando uma religião da ganância.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem