▪︎ Definição da palavra:
A palavra vem do latim, e significa “não ver”, “olhar mau”, “olhar com descontentamento”.
▪︎ Quais são os motivos que podem produzir a inveja?
I. Egoísmo: A inveja é um desejo exagerado pelo que é dos outros, então as vezes a pessoa invejosa não pensa no bem do próximo, mas somente em si mesma.
II. Cobiça: A Bíblia fala que não devemos cobiçar aquilo que é do próximo (Dt 5:21), e a cobiça algumas vezes é causada, pela falta de algo que possa preencher, a pessoa cobiça aquilo que é dos outros, para tentar preencher um vazio que só pode ser preenchido por Deus.
III. Preguiça: Salomão escreveu que o preguiçoso cobiça mas nada tem (Pv 13:4), nós podemos ver que algumas pessoas tem preguiça de buscar as coisas, e elas ficam só cobiçando o que é do próximo, e então elas chamam de sorte o esforço dos outros.
IV. Orgulho: Existem pessoas que sentem inveja, porque não conseguem aceitar que os outros estejam numa posição superior.
V. Insegurança: Outras pessoas podem sentir inveja porque se sentem inseguras, e essa insegurança vem do fato delas se sentirem inferiores, do fato delas sentirem necessidade aceitação, e essa necessidade só pode ser suprida quando elas se sentem aceitas por Deus.
▪︎ Quais os malefícios causados pela inveja?
I. Ódio: A pessoa não se sente feliz com o sucesso dos outros, mas quando alguém se dá bem ela se sente angustiada, ela atormenta a si mesma, e então ela tenta anular o seu próximo, tenta roubar aquilo que é dele, tenta difamar ele para se sentir melhor.
II. Feitiçaria: Existem pessoas que ficam torcendo para o mal dos outros, algumas chegam até mesmo a orar pelo mal do próximo.
III. Competição: As pessoas ficam se comparando com os outros o tempo todo, pois querem encontrar alguma vantagem para se orgulhar.
IV. Insatisfação: As pessoas não enxergam tudo aquilo que elas já possuem, e as vezes elas deixam de desfrutar daquilo que já conquistaram, para ficar desejando o que é dos outros.
▪︎ Como combater o pecado da inveja?
I. Não focar demais na satisfação dos desejos da carne, pois muitas vezes as pessoas sentem inveja porque desejam demais as riquezas, a fama ou os prazeres, muitas vezes as pessoas só sentem inveja daquilo que agrada a carne, ao invés de admirarem a virtude e a integridade.
II. Aprender a se alegrar com o sucesso das outras pessoas, pois devemos reconhecer que muitas vezes a pessoa enfrentou vários desafios para chegar ali, e portanto ela está recebendo a recompensa do seu esforço, e isso deve servir de motivação para nós, pois se aquela pessoa conseguiu nós também podemos alcançar, mas mesmo que nós não alcançamos, porque as circunstâncias são muito contrárias, devemos estar satisfeitos com aquilo que já conquistamos, devemos estar satisfeitos em nos tornarmos ainda mais resilientes, pois a resiliência vai nos ajudar a voarmos ainda mais alto.
III. Não tentar se apropriar daquilo que é dos outros de maneira indevida, pois se eu desejo chegar até onde a pessoa chegou, então eu devo me esforçar assim como ela.
▪︎ Exemplos bíblicos de inveja:
Nós temos o exemplo de Caim e Abel, onde Caim matou o seu irmão porque sentiu inveja dele, pois Deus havia recebido o sacrifício de Abel e rejeitado o de Caim, ou seja, Caim sentiu inveja por algo espiritual, e Deus apresentou um caminho para que ele fosse aceito (Gn 4:7), mas ele achou mais fácil matar o seu irmão, do que se esforçar para ser aceito por Deus.
A Bíblia também fala, “cobiçais e nada tendes, matais e sois invejosos, e nada podeis alcançar” (Tg 4:2), ou seja, muitas vezes a inveja é algo totalmente fútil, a pessoa cobiça tanto por algo, mas ficar só cobiçando nunca fará ela conquistar aquilo que deseja.
Outro exemplo bíblico é o de Asafe, ele fala que sentiu inveja dos ímpios porque viu a prosperidade deles, e ele chegou a pensar que seria mais fácil não servir a Deus, mas então Deus mostrou para Asafe qual seria o fim dos ímpios, e ele entendeu que estava invejando algo muito ruim.