Gula - os 7 pecados capitais


▪︎ Definição básica:

Vício de comer e beber em excesso, mas também pode ser caracterizado por outras atitudes.


▪︎ Quais algumas atitudes que caracterizam quem comete o pecado da gula?

Comer muito, comer antes da hora, comer apressadamente, e desejar só por comidas refinadas e agradáveis ao paladar, são algumas características de quem pratica a gula.


▪︎ Quais os problemas que a gula pode trazer?

I. Egoísmo: A pessoa que pratica a gula pode se tornar egoísta, e ficar desejando a melhor comida só para si mesma, sem se importar se os outros também vão poder comer.

II. Preguiça: Quando o estômago está cheio demais, isso diminui o nível de sangue no cérebro, aumentando a preguiça, e diminuindo a capacidade de raciocínio, além disso, o excesso de gordura pode deixar o metabolismo mais lento, fazendo com que a pessoa sinta mais preguiça para realizar atividades do dia-a-dia.

III. Dureza de coração: A Bíblia que depois que Jesurum engordou ele deu coices, depois que ele engrossou e se cobriu de gordura, ele deixou a Deus e desprezou a Rocha da sua salvação (Dt 32:15), ou seja, algumas vezes as pessoas se sentem tão satisfeitas com os prazeres comuns dessa vida, que logo em seguida elas se esquecem de Deus.

IV. Pobreza: O desejo de só querer comer comidas agradáveis ou refinadas, leva muitas pessoas a gastarem demais os seus recursos, mas nós não devemos viver só pensando no agora, e querermos desfrutar tudo nesse exato momento, mas precisamos planejar o nosso amanhã, para podermos desfrutarmos ainda mais lá na frente, e evitarmos sofrimentos futuros. Outra coisa que devemos entender, é que depois que o alimento desce para o estômago, não faz a menor diferença se ele era um alimento apetitoso ou não, ou seja, o prazer proporcionado pela comida as vezes é enganoso e passageiro, então quando alguém sente vontade de comer uma comida refinada e apetitosa, é só ela comer qualquer coisa e encher o estômago que a vontade vai passar.


▪︎ Qual a melhor maneira de combater a gula?

I. Disciplina espiritual: É importante nos abstermos dos prazeres da carne, para que possamos dominar o nosso corpo e não sermos dominados por Ele, devemos entender que nem só de pão viverá o homem (Mt 4:4), a nossa comida deve ser fazer a vontade de Deus (Jo 4:34), devemos ter fome e sede de justiça (Mt 5:6), e não trabalharmos somente pela comida que perece, mas pela que permanece para vida eterna (Jo 6:27).

II. Disciplina física: Devemos definir metas para nos controlarmos, por exemplo comer somente em um determinado horário, consumir somente uma determina quantidade de comida e de bebida.

III. Comer e beber pela necessidade: Não devemos comer só para buscar o prazer, ou para acalmar a ansiedade ou preencher algum vazio emocional.


▪︎ Perspectiva bíblica e cultural:

A Bíblia fala que o ventre também pode se tornar um deus (Fp 3:19), isso acontece quando as pessoas só estão preocupadas consigo mesmas sem se importar com os outros, elas só pensam em satisfazer as necessidades do corpo e do ego, só pensam no próprio umbigo.

Salomão também escreve: “põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão.” (Pv 23:2), alguns entendem que Salomão está usando uma hipérbole, para mostrar que é necessário uma atitude severa para controlar os desejos, já outros entendem que aquele que é glutão, está colocando uma faca contra a própria garganta, está colocando a sua própria vida em risco.

Existem relatos que durante os banquetes romanos, as pessoas costumavam vomitar aquilo que tinham comido, para que pudessem comer ainda mais. Alguns questionam a veracidade dessa história, mas encontramos uma carta, que o filósofo Sêneca escreveu para sua mãe Hélvia, aproximadamente no ano de 42 d.C., onde ele diz que os romanos vomitam para comer, e comem para vomitar, o que parece ser uma menção desse costume naquela época.

Há um tempo atrás, eu li uma história de um rei que prendeu um dos seus cortesãos, num quarto com uma porta muito estreita, e ele não conseguia passar por ela por causa do seu peso, mas a única maneira dele sair do quarto, seria se ele emagrecesse o suficiente para passar pela porta, porém eu não pude encontrar as fontes históricas sobre isso, e pode ser alguma história que foi inventada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem