Ira - os 7 pecados capitais


▪︎ Definição básica:

Sentimento intenso de raiva, de ódio, de cólera.


▪︎ Quais os motivos que costumam causar a ira?

I. Senso de justiça: Muitas vezes o que causa a ira nas pessoas é o senso de justiça, por exemplo, se alguém faz algum mal para mim, então eu sinto que aquilo precisa ser punido, que a justiça precisa ser satisfeita, mas a Bíblia fala que a ira do homem não opera a justiça de Deus, a ira do homem não é de acordo com a justiça de Deus, ela não produz a justiça de Deus, porque muitas vezes nós nos iramos por motivos insuficientes, ou então excedemos a punição necessária, além disso nós somos pecadores, então como nós vamos punir alguém, se nós mesmos fazemos pior do que outra pessoa algumas vezes? É por isso que a ira do homem não pode satisfazer completamente a justiça de Deus.

II. Tolice: Outro motivo que causa a ira é a tolice, isso muitas vezes acontece quando a pessoa se ira com objetos materiais, por exemplo, do que adianta você se irritar com a fechadura da porta que travou? Ou com uma bicicleta que não está funcionando?

III. Questões fisiológicas: O cansaço, a fome, ou a rotina muito estressante, também são fatores que podem causar a ira.


▪︎ Quais são os malefícios do pecado da ira?

I. Raiz de amargura: A Bíblia fala que não devemos deixar brotar nenhuma raiz de amargura, porque se ela brotar no nosso coração, ela traz consigo perturbação (Hb 12:15), ou seja, a ira rouba a paz das pessoas, se você entra em conflito com alguém, depois você fica perturbado lembrando do que aconteceu, além disso nós vemos pessoas que não conseguem dormir de noite, pessoas que tem crises de pânico, tudo isso porque o coração está cheio de amargura, e isso está roubando a paz dessas pessoas.

II. A ira é destrutiva: Um filósofo antigo disse, que a ira causa um mal ainda maior do que aquilo que a provocou, ou seja, a ira é um sentimento destrutivo, muitas vezes ao invés dela consertar algo, a ira acaba destruindo mais do que ela deveria consertar, ela pode destruir nosso relacionamento com as outras pessoas.

III. Perca do controle: Quando a pessoa tem um transtorno de raiva, a capacidade de raciocínio pode ser bloqueada e ela perde o controle, estudos também mostram que com o passar do tempo, altos níveis de raiva causam diminuição da capacidade cognitiva, diminuindo a capacidade de raciocínio e de memória das pessoas.


▪︎ Como lidar com o pecado da ira?

I. Dar lugar a ira de Deus: A Bíblia fala para não nos vingarmos a nós mesmos, mas darmos lugar a ira de Deus (Rm 12:19), isso significa que devemos confiar que Deus irá trazer a justiça de todas as coisas, e não tentarmos fazer justiça com as nossas próprias mãos em algumas situações.

II. Fazer cessar o mal: Salomão escreveu que a resposta branda acalma o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15:1), ou seja, quando uma pessoa está irritada e vem discutir conosco, nós devemos responder de uma maneira branda, porque isso fará com que a pessoa se acalme, e se mesmo assim ela não se acalmar, então agora nós temos um argumento, para mostrar que ela está sendo grosseira conosco sem nenhum motivo.

III. Amontoar brasas: Em provérbios também está escrito, que se o nosso inimigo tiver fome ou sede, devemos dar para ele de comer e de beber, porque fazendo isso iremos amontoar brasas vivas sobre a cabeça dele (Pv 25:21-22), isso significa que se nós tratarmos bem os nossos inimigos, nós estaremos colocando brasas de fogo sobre a cabeça deles, nós estaremos queimando a consciência deles, e mostrando que eles estão nos tratando mal sem nenhum motivo, e isso irá levar eles ao arrependimento.

IV. Ser tardio para falar e para se irar: Tiago escreveu que o homem deve ser tardio para falar, tardio para se irar (Tg 1:19), ou seja, não devemos ter pressa para nos irar, e nem respondermos imediatamente tudo que vem na nossa mente, mas devemos aprender a refletir mais nas nossas palavras, porque depois que se inicia um conflito, ele pode tomar uma proporção muito maior do que imaginamos, a Bíblia mesmo fala que o início de uma contenda, é como soltar as águas de uma represa, por isso é melhor abandonar a contenda, antes que as águas se soltem e você seja arrastado por elas (Pv 17:14).


▪︎ Contexto bíblico:

Um exemplo bíblico sobre a ira, é quando Nabucodonosor ficou tão irado, que mandou acender a fornalha sete vezes mais, ou seja, não tinha a menor necessidade dele fazer isso, e na verdade a ira do rei trouxe consequências para os seus próprios soldados, porque eles foram mortos enquanto jogavam os homens na fornalha.

Em Efésios 4:26 está escrito: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”, algumas pessoas usam esse versículo para tentar dizer, que elas não estão erradas quando se iram, porque é possível se irar mas não pecar, e sim é verdade que é possível se irar e não pecar, pois o próprio Deus se ira contra a impiedade e injustiça dos homens, mas devemos entender que a ira de Deus, é uma ira controlada, e direcionada especificamente contra o pecado, mas a ira humana muitas vezes é descontrolada, e busca somente os interesses pessoais, na verdade dificilmente alguém consegue se irar sem pecar, Jesus mesmo fala que se alguém se irar contra o seu próximo sem motivo, no seu coração já cometeu pecado (Mt 5:22). O que Paulo está dizendo no texto de Efésios, é que você pode até sentir algum sentimento de ira, mas você não deve dar prosseguimento com esse sentimento, porque fazendo isso você estará cometendo pecado, pois ele também fala que não devemos deixar o sol se pôr sobre a ira, por exemplo, nós temos a história de Caim que ficou irado contra o seu irmão, e ao invés dele tirar esse sentimento do seu coração, ele deixou o sol se pôr sobre a ira, ele deixou que esse sentimento permanecesse muito tempo dentro do seu coração, e então ele foi e consumou o pecado.

No Antigo Testamento quando a Bíblia fala que a ira de alguém se ascendeu, a expressão que aparece no original no hebraico, é que “o nariz da pessoa esquentou” (Jz 2:20), e quando aparece que Deus é tardio para se irar, a expressão original é que Deus é “longo de nariz” (Na 1:3), ou seja, se uma pessoa tem o nariz longo, demoraria mais para o nariz se esquentar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem