Estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações


Ezequiel 14:2. “Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 3. Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações (…)”

 

Basicamente a idolatria é tudo aquilo que tentamos colocar no lugar de Deus, ela pode ser identificada de várias maneiras, por exemplo:

 

1. Aquilo que me dá mais prazer, algumas pessoas até cumprem seus deveres como cristãos, eles oram todos os dias, participam dos cultos, mas o prazer deles não está em Deus verdadeiramente, o prazer deles é sair para comer uma comida boa, ou para passar um momento agradável entre amigos, ou ficar assistindo um filme ou uma série que eles gostam. Outro exemplo de idolatria é a cobiça, quando um homem cobiça uma mulher, muitas vezes ele está buscando satisfazer em outra pessoa, o desejo que ele deveria buscar satisfazer em Deus.

 

2. Aquilo que eu mais invisto meus recursos, ou seja, onde eu mais invisto o dinheiro, o tempo, a força, a inteligência, por exemplo o entretenimento é uma forma de idolatria, mas diferente de um ídolo em que as pessoas sacrificam um animal para adorá-lo, no entretenimento as pessoas sacrificam o tempo para adorá-lo.

 

3. Aquilo que eu acumulo, pois aquilo que eu mais busco acumular, muitas vezes é aquilo que eu considero as minhas riquezas, como está escrito, onde está o teu coração ali está o teu tesouro, então nós vemos pessoas que estão buscando somente acumular bens materiais, ao invés de acumularem conhecimento da palavra de Deus, ao invés de se encherem mais da presença de Deus.

 

4. Aquilo que é prioridade, as pessoas costumam dizer que devemos colocar Deus em primeiro lugar, depois a família, e depois a igreja, e eu concordo com isso, não devemos cuidar do ministério e deixarmos de lado o cuidado com a família, mas as pessoas se esquecem que Deus vem em primeiro lugar, e depois a família, ou seja Deus está acima da família, mas nós vemos pessoas que se dedicam tanto a família, e deixam de lado a oração e a busca por Deus, eu sei que existem situações em que é necessário um cuidado maior com a família, por exemplo quando uma pessoa que está doente e precisa de cuidados, ou as crianças que precisam de uma atenção maior, mas nem sempre é isso que nós vemos, muitas pessoas deixam de lado a busca por Deus, simplesmente por negligência, ou para ficar só desfrutando de momentos agradáveis com a família, e isso até parece ser algo bom diante da sociedade, as pessoas admiram como alguém cuida bem da sua família, mas na verdade, pode estar escondendo uma idolatria familiar.

 

5. Aquilo que eu gosto de exibir, nas redes sociais por exemplo, nós vemos pessoas que só postam imagens de si mesmas, e nunca postam uma reflexão bíblica ou um versículo, e isso as vezes acontece, porque elas estão tentando vender a imagem de si mesmas, ao invés de apresentarem Cristo para as outras pessoas.

 

6. Aquilo que forma a minha imagem, ao invés das pessoas serem transformadas conforme a imagem e semelhança de Deus, elas buscam se tornarem semelhantes aos ídolos que elas adoram (Sl 115:8), elas buscam imitar as modas dos artistas famosos, buscam imitar uma ideologia perfeita de vida que elas viram na internet.

 

Que Deus abençoe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem