Soberba - os 7 pecados capitais


▪︎ Definição básica:

Expressão de orgulho, altivez, presunção.


▪︎ O que causa a soberba nas pessoas?

I. Possuir dons: Se um ser humano possui alguns dons a mais do que outro, muitas vezes ele já se orgulha profundamente.

II. Insegurança: Algumas pessoas usam o orgulho como uma forma de tentar se proteger, de tentar esconder as suas fraquezas, pois no fundo elas se sentem inseguras e frágeis.

III. Prazer no orgulho: O orgulhoso sente muito prazer em ser honrado, em estar no lugar mais alto, pois ele valoriza muito a honra e a fama.


▪︎ Quais são os malefícios da soberba?

I. Desprezar os outros: O orgulhoso se acha grande dentro da área que ele mesmo domina, e fica pensando que a área que os outros tem habilidade, é uma área menos importante que a dele. As vezes a pessoa soberba se acha infalível, ela despreza a opinião dos outros, e se fecha dentro do seu próprio mundo particular.

II. Vaidade: As vezes o orgulhoso valoriza e se preocupa demais com a aparência, ele não se importa em se tornar algo realmente, mas apenas em parecer algo, por isso ele se orgulha mesmo não sendo nada.

III. Ego ferido: Ser orgulhoso se torna um ponto fraco na verdade, pois quando as pessoas pensam que são grande coisa, então elas ficam tentando defender a sua honra o tempo todo, porque pensam que as pessoas estão tentando humilhar elas.

IV. Precede a queda: A Bíblia fala que a soberba precede a queda (Pv 16:18), as pessoas pensam que o orgulho irá levar elas mais alto, porém quanto mais alto elas subirem através do orgulho, maior será a queda que elas vão sofrer.


▪︎ Como tratar o pecado da soberba?

I. Entregarmos toda glória para Deus: Quando as pessoas nos elogiarem devemos entregar toda honra para Deus, e reconhecermos que é Ele quem opera através de nós, e os dons que possuímos pertencem a Deus.

II. Contemplar a grandeza de Deus: Se alguém sente vontade de se orgulhar, essa pessoa deve olhar para a grandeza de Deus, basta nós olharmos para o universo, milhares e milhares de estrelas tão grandes, que fazem o nosso planeta parecer um grão de areia do mar, e o que é o homem diante de todas essas coisas? O que são as obras das nossas mãos, comparadas com tudo aquilo que Deus fez?

III. Reconhecer as outras pessoas: Não devemos ficar pensando que somos maiores que os outros, mas percebermos que existem áreas, em que as outras pessoas são melhores do que nós, e existem áreas que nós podemos ser melhores do que elas, e essas diferenças são para o nosso próprio benefício, pois se eu não tenho talento em alguma área, eu posso ser suprido pelo meu irmão, e aquilo que ele não tem, eu devo suprir na vida dele.

IV. Não louvar a si mesmo: Como está escrito: “Que um outro te louve, e não a tua própria boca” (Pv 27:2), ou seja, não devemos ficar louvando aquilo que fazemos, mas fazer as coisas bem feitas, e deixar que as outras pessoas reconheçam o nosso trabalho.


▪︎ Soberba, o verdadeiro pecado capital:

Acredita-se que o orgulho foi o primeiro pecado que veio a existir, e foi ele que deu origem a todos os outros, pois quando Lúcifer pecou, o desejo do seu coração era subir e colocar o seu trono acima das estrelas, ele queria subir e ser semelhante ao Altíssimo (Is 14:12-14), ou seja, Lúcifer queria ter um trono assim como Deus, queria chegar a perfeição de Deus pelo seu próprio mérito, diferente de Jesus que não teve por usurpação ser igual a Deus, ou seja, Jesus não tentou ser igual a Deus através da usurpação, não tentou roubar a glória de Deus.

O orgulho também aparece no primeiro pecado da raça humana, porque Lúcifer tentou Eva dizendo que ela seria como Deus, conhecendo o bem e o mal (Gn 3:5), ou seja, esse é o desejo que surge no fundo do coração humano quando ele pratica o pecado, ele deseja ser o próprio Deus, e poder julgar entre o bem e o mal, poder definir o que ele mesmo acha certo ou errado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem