▪︎ Definição básica:
Falta de disposição para o trabalho. A preguiça pode ser física, mental, espiritual.
▪︎ Quais as características de alguém preguiçoso?
I. Aversão ao trabalho: O preguiçoso pode enxergar o trabalho apenas como um castigo, as vezes a preguiça dele também pode ser uma revolta contra Deus, porque Deus ordenou que o homem comesse o seu pão com suor do seu rosto.
II. Negligência: A pessoa preguiçosa as vezes faz as coisas mal feitas, para não ter muito trabalho.
III. Lentidão: O preguiçoso as vezes gosta de fazer as coisas bem devagar, pois ele não quer se cansar muito, ou então ele costuma entregar as coisas atrasado, ou chegar atrasado nos lugares.
IV. Ociosidade: A pessoa preguiçosa as vezes gasta muito tempo, fazendo coisas que não exigem esforço físico ou mental, porém o cristão foi chamado para frutificar, o cristão foi chamado para produzir algo.
▪︎ Quais os males causados pela preguiça?
I. Pobreza: A Bíblia fala que uma das consequências da preguiça é a pobreza (Pv 6:9-11), isso acontece porque a pessoa que não trabalha, ela está descumprindo o mandamento de Deus, que disse que o homem deve comer o pão através do suor do seu rosto, então nós devemos analisar antes, se realmente devemos ajudar certas pessoas, pois algumas pessoas passam por necessidade, porque não querem obedecer aquilo que Deus ordenou, e estão sendo punidas por isso.
II. Insatisfação: Salomão escreveu que o preguiçoso cobiça, mas nada consegue (Pv 13:4), ou seja, o preguiçoso quer desfrutar do conforto e do descanso, e nem mesmo trabalhou antes para conquistar isso, então as vezes ele fica esbanjando aquilo que não possui, ou fica sentindo inveja das outras pessoas.
III. Vício: As vezes parece que quanto mais você dorme, mais vontade de dormir você sente, pois a preguiça é um ciclo vicioso, um provérbio antigo diz que é melhor estar sentado do que de pé, e melhor estar deitado do que sentado.
▪︎ Como vencer a preguiça?
I. Vai ter com a formiga: A Bíblia fala para o preguiçoso observar a formiga, e ver que ela não tem chefe para ficar mandando fazer as coisas, ela não precisa que alguém fique incentivando ela o tempo todo para fazer algo, mas ela mesma toma iniciativa, porque sabe das consequências de ficar sem o alimento durante o inverno.
II. Ver a recompensa do trabalho: Nós não devemos enxergar o trabalho somente como uma obrigação, mas vermos que o trabalho também traz recompensas, o trabalho dignifica o homem, o trabalho traz recompensas financeiras, o trabalho bem feito traz crescimento pessoal e profissional.
III. Determinação: Se esforçar em meio aos momentos de fraqueza, vai tornar você mais forte, vai te dar experiência para lidar com as suas fraquezas, o que falta para muitas pessoas, não é a capacidade de fazer algo, mas elas precisam definir objetivos maiores, pois quem está determinado em alcançar grandes objetivos, é capaz de ultrapassar todas as dificuldades que podem surgir.
IV. Este não é lugar de descanso: Devemos entender que não iremos encontrar o descanso completo nesse mundo, na verdade o descanso desse mundo pode até se tornar uma armadilha para alguns, mas esse é o momento de trabalharmos, pois o que fizermos aqui na terra, vai impactar a nossa vida por toda eternidade.
▪︎ Passagens bíblicas sobre a preguiça:
No livro de Provérbios está escrito: “Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.” (Pv 22:13), ou seja, o preguiçoso inventa as desculpas mais absurdas para não trabalhar.
O livro de Provérbios também diz: “Como a porta gira nas dobradiças, assim o preguiçoso se revira na cama.” (Pv 26:14), ou seja, Salomão compara o preguiçoso com uma porta, que não sai do lugar e só consegue se virar de um lado para o outro, pois o preguiçoso está grudado na sua cama e só consegue se virar de lado.
Salomão também escreveu: “O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca.” (Pv 26:15), se o preguiçoso pudesse, ele até contrataria alguém para colocar a comida na sua boca, porque ele fica procurando maneiras mais fáceis, para fazer coisas que já são fáceis demais.