Luxúria - os 7 pecados capitais


▪︎ Definição básica:

Desejo excessivo pelos prazeres sexuais, sensualidade exagerada.


▪︎ Como identificar o pecado da luxúria?

I. A boca fala do que o coração está cheio: Quando o coração está cheio de sujeira, então a pessoa só vive falando sobre esse tipo de assunto, ou então a pessoa gosta de exibir o corpo mais do que deveria, existem fotos que as pessoas postam na internet, que por mais que a pessoa esteja vestida, mesmo assim são fotos pornográficas, porque chamam mais a atenção para as curvas do corpo, ou para os decotes ou as fendas da roupa.

II. Perder a vergonha: A Bíblia nos mostra que a nudez é algo que deveria causar vergonha nas pessoas, mas cada vez mais as pessoas tem perdido a vergonha de expor o seu corpo, e elas até pensam que mostrar o corpo é algo vantajoso para atrair a atenção das pessoas.

III. Ultrapassar os limites: Eu sei que Deus quis que o relacionamento sexual proporcionasse prazer, assim como se alimentar também traz prazer, porque são coisas essenciais para a preservação da vida humana, mas a busca pelo prazer não deve ultrapassar os limites daquilo que é natural, ou daquilo que é permitido.


▪︎ Quais os malefícios da luxúria?

I. Destruição do vínculo familiar: Deus ordenou que o prazer sexual só pode ser desfrutado dentro do casamento, pois isso serve para proteger os filhos que nascem desse relacionamento.

II. Leva ao egoísmo: A pessoa busca somente pela satisfação própria, e as vezes ela nem mesmo ama a outra pessoa, mas enxerga somente como um objeto para proporcionar o prazer.

III. Leva ao vício: Quando a pessoa está viciada no prazer, ela precisa de doses ainda maiores para se satisfazer, e com o passar do tempo ela pode perder o prazer das coisas cotidianas, por exemplo fazer uma viagem, conversar com amigos, ou estudar sobre algo, se tornam atividades cansativas, porque ela está viciada em hiperestímulo.

IV. Leva a insatisfação: As pessoas se sentem insatisfeitas, porque elas tentam atrair a cobiça dos outros para se sentirem aceitas, para se sentirem amadas, mas fazendo isso, elas acabam atraindo pessoas que só enxergam elas como um objeto de prazer.


▪︎ Como combater esse pecado?

I. Buscar prazer em Deus: Se você está cheio do Espírito Santo você se sente totalmente satisfeito, e não sente necessidade de buscar outros prazeres para preencher o coração, o Espírito Santo fortalece o nosso espírito, de maneira que os prazeres desse mundo parecem tão pequenos, diante dos prazeres do mundo vindouro.

II. Fugir do pecado: Existem pecados que podem atrair muito o nosso coração, por isso a recomendação bíblica é fugirmos do pecado, “fugi da idolatria”, “fugi das paixões da mocidade”, “fugi da imoralidade sexual”.

III. Jesus é o centro: As pessoas não devem ficar buscando atrair a atenção para o próprio corpo, mas Jesus deve ser o centro das atenções.

IV. Aperfeiçoar a santificação: A Bíblia fala que devemos aperfeiçoar a santificação no temor do Senhor (2 Co 7:1), nós precisamos entender que depois que um pecado é cometido, Deus pode perdoar o pecado, mas Ele não tira certas consequências, veja o exemplo de Davi, Deus perdoou o pecado de Davi, mas ele teve que passar por várias consequências que vieram do seu erro, então sempre que vier a vontade de cometer um pecado, devemos ter em mente, que esse pecado poderá trazer uma consequência que teremos que carregar pelo resto da nossa vida, e aliás existem pecados que entristecem mais o Espírito Santo do que outros, veja como Davi sentiu que o Espírito tinha se afastado dele, e demorou um certo tempo até que o seu relacionamento com Deus fosse completamente restaurado.


▪︎ A degradação moral da sociedade:

Algumas pessoas pensam que usar vestes que exibem mais o corpo, foi um avanço para a sociedade, mas na verdade isso é um sinal de que a nossa cultura está retrocedendo, se você olhar como as pessoas tomavam banho na praia durante o século 19, as mulheres usavam cabines de banho, que eram uma espécie de carroça, onde elas entravam e se trocavam, e então alguém puxava a carroça até na água, usando cavalos ou empurrando, e a mulher descia direto dentro da água, e isso porque as mulheres sentiam vergonha de exibir o corpo, eu não estou dizendo que nós precisamos exagerar dessa maneira, mas veja como a cultura da sociedade muda com o passar do tempo, pois antigamente as mulheres usavam uma carroça de dois metros para tomar banho na água, e hoje em dia elas usam um fio dental que não esconde nada, porém a Bíblia deixa claro que exibir certas partes do corpo, já é considerado como pecado de nudez, por exemplo se o sacerdote mostrasse as coxas, já seria considerado como nudez (Êx 28:42), ou quando Adão e Eva cobriram somente a região da cintura com aventais, eles ainda sentiam que estavam nus.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem