A sabedoria é o nível mais profundo do conhecimento (Pv 2:6), primeiro vem o conhecimento que é simplesmente ter uma informação sobre um assunto, depois vem o entendimento que é realmente compreender o assunto, e por fim a sabedoria que além de entender, também envolve saber como aplicar esse conhecimento na prática.
É importante ressaltar que existem dois tipos de sabedoria, a sabedoria que vem do alto, e a sabedoria terrena, que também pode se tornar animal e diabólica (Tg 3:15).
A sabedoria terrena não é totalmente ruim em si, pois muitas vezes os homens usam dela para fazer coisas boas, como os avanços tecnológicos, a medicina, a música, porém alguns usam da sabedoria terrena apenas para satisfazer os seus desejos carnais e para buscar o bem-estar aqui nas coisas dessa vida.
A Bíblia fala que a sabedoria do mundo é loucura diante de Deus, e que o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, ou seja, por mais que os homens viessem aumentar muito em sabedoria, todavia isso seria de nenhum proveito para eles, porque eles nunca chegariam ao maior de todos os conhecimentos, que é conhecer a Deus, pois conhecer a Deus é em si a própria vida eterna (Jo 17:3).
Além disso a Bíblia fala que Satanás corrompeu a sua sabedoria, pois o seu coração se elevou por causa do seu resplendor (Ez 28:17), e da mesma forma acontece com o ser-humano, quando ele pratica o pecado isso vai corrompendo a sua sabedoria, pois o pecado faz com que os homens, venham distorcer o julgamento correto a respeito das coisas, e tomem decisões que trazem consequências ruins, apenas para satisfazer os desejos da carne, mas de outro lado, a santidade também aumenta a sabedoria do homem, pois faz com que ele se desvie daquilo que traz consequências ruins, e tome decisões que trazem mais benefícios para sua vida e para sua alma. Se nós analisarmos a santidade de Deus, veremos que ela consiste em dois pontos: 1º Deus não comete pecado, e 2º Deus não comete falhas, ou seja, Ele não toma decisões erradas, e da mesma forma quando o homem busca se santificar, ele também acaba se tornando mais suscetível a não tomar decisões erradas, porque esse cuidado em se desviar dos caminhos do pecado, faz com que o homem analise mais o seu caminho e prove muitas vezes o seu coração, observando os resultados das suas escolhas, as suas intenções, e os princípios da palavra de Deus.
Agora a sabedoria do alto é a própria sabedoria de Deus, é ela que conduz as pessoas a praticarem boas obras e guardarem a palavra de Deus.
Essas são algumas características da sabedoria do alto:
1. A sabedoria do alto vem do próprio Deus, o Pai das luzes de onde vem toda boa dádiva e todo dom perfeito, por isso também está escrito, que o homem não pode receber coisa alguma, se do céu não lhe for dada (Jo 3:27), e sabendo disso nós devemos orar a Deus pedindo pela sabedoria.
2. Ela consiste num conhecimento correto a respeito do caráter de Deus, pois Deus é Santo e não tolera o pecado, e esse conhecimento gera um temor santo no coração do crente, ou seja, reverência e respeito por aquilo que Deus É.
3. Ela não consiste apenas em palavras, mas ela se torna evidente na vida daqueles que a possuem, como está escrito no livro de Tiago, se alguém diz ser sábio e entendido, mostre pelas suas obras com a mansidão da sabedoria (Tg 3:13).
4. Uma pessoa pode ter muita inteligência e não ser sábia, quando usa a sua inteligência para fazer aquilo que é mau, por isso a Bíblia mesmo fala que a sabedoria do alto é pura, pacífica, tratável, cheia de misericórdia (Tg 3:17).
Além disso, nós podemos enumerar alguns benefícios que a sabedoria do alto nos traz:
1. Ela nos dá a visão correta sobre a realidade, sem a sabedoria do alto os homens vivem num mundo imaginário, onde é mais importante satisfazer os desejos da carne, e o pecado é a fonte de alegria deles, enquanto as leis ou a justiça moral não fazem o menor sentido de serem seguidas.
2. A sabedoria do alto traz segurança e paz aqueles que a possuem, pois ela nos ajuda a fazer escolhas que trazem mais benefício para nós, mas que não são erradas diante de Deus e dos homens, enquanto o tolo vive sendo reprovado pelas pessoas, por causa das decisões erradas que ele toma.
3. A sabedoria traz diversas bênçãos na vida física, como prosperidade, vida longa e honra, enquanto a tolice destrói todas essas coisas, por exemplo, a Bíblia fala que tanto as riquezas, como a capacidade de desfrutar delas são dons de Deus (Ec 5:19), mas nós podemos ver que muitas pessoas não sabem lidar com as riquezas, existem aqueles que tem sabedoria para produzi-las mas não sabem desfrutar delas, e também aqueles que só querem desfrutar das riquezas mas não sabem produzi-las antes.
4. A sabedoria dá a vida aquele que a possui, como está escrito em Eclesiastes 7:12, “a sabedoria protege, assim como o dinheiro serve de proteção, mas a vantagem da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor”, e esse é o maior de todos os benefícios da sabedoria, ela dá a vida aos homens que andam conforme o seu conselho, e não só a vida natural mas a própria vida de Deus, a própria natureza Divina habitando no nosso ser, e visto que os homens estão mortos nos seus pecados e delitos, as suas almas suspiram dia após dia desejando serem absorvidos pela vida (2 Co 5:4), e só podem se encontrar completamente satisfeitos, quando recebem uma vida mais excelente do que tudo aquilo que vem da vida natural apenas.