![]() |
** |
Você pode conferir outras partes desse estudo:
2. A batalha do vale de Sidim.
3. A destruição de Sodoma e Gomorra.
No capítulo 14 de Gênesis a Bíblia registra a batalha do vale de Sidim, ou a batalha dos quatro reis contra cinco, os cinco reis governavam as cidades de Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Belá que também era chamada de Zoar (Gn 14:2), e se nós observarmos todas essas cidades com exceção de Zoar, foram destruídas mais tarde quando Deus fez chover fogo e enxofre do céu (Dt 29:23).
A Bíblia fala que depois de doze anos servindo ao rei Quedorlaomer, que parece o nome de alguém que está com dor: "que dor Laomer!" No décimo terceiro ano os cinco reis se rebelaram, então no ano seguinte, Quedorlaomer e outros reis se juntaram e vieram para tomar de volta as cidades rebeldes, e a Bíblia fala que eles vieram destruindo muitos povos e muitos reinos no meio do caminho, talvez eles queriam através disso fazer uma demonstração do seu poder, mas eles não sabiam que na verdade, estavam tomando o despojo das cidades, e iriam entregar tudo nas mãos do servo de Deus, Abraão.
Os cinco reis ordenaram uma batalha no vale de Sidim, porém eles perderam a batalha, e fugiram diante dos seus inimigos, mas acontece que no vale de Sidim havia muitos poços de extração de betume, e quando os homens fugiram da batalha, muitos caíram nesses poços, e nós não sabemos ao certo, mas provavelmente acabaram morrendo também, pois o betume é uma substância derivada do petróleo e se torna um material muito denso e pegajoso, podendo até mesmo prender grandes animais, e conservar os seus fósseis por milhares de anos. Apesar disso alguns conseguiram fugir para uma montanha, então Quedorlaomer e os outros reis foram e saquearam as cidades derrotadas, e como Ló já estava morando dentro da cidade de Sodoma (Gn 14:12), foi levado cativo junto com seus bens e a sua família.
Aqui nós vemos que o mal já começa a tocar na vida de Ló, talvez Deus já estava avisando para que ele saísse daquele lugar, pois eram cidades que estavam praticando abominações e seriam destruídas por Deus.
Ló foi levado cativo, mas um homem que escapou daquela situação, foi até Abraão e contou o que havia acontecido, então Abraão armou 318 dos seus criados nascidos em sua casa, e chamou os seus aliados Manre, Escol e Aner, e partiu para a batalha.
E aqui que está o milagre de Deus, Abraão já tinha mais de 75 anos de idade, e sai para batalha contra reis poderosos daquela época, homens que haviam destruído nações inteiras, então as possibilidades de Abraão vencer talvez fossem bem pequenas, mas a Bíblia fala que Deus entregou os inimigos nas mãos de Abraão.
A história conta que o grupo de Abraão se dividiu em bandos e atacou durante a noite, então feriu os inimigos perseguindo eles durante muitos quilômetros, e por fim resgatou Ló e seus bens, e também todo o povo.
E ai acontece algo muito interessante, Abraão está voltando depois de ter vencido a batalha, e está trazendo as pessoas resgatadas e o despojo da guerra, então dois reis vem ao seu encontro no vale de Savé, de um lado o rei de Sodoma, e do outro Melquisedeque o rei de Salém que era sacerdote do Deus Altíssimo, e trazia consigo vinho e pão, ou seja, Melquisedeque simbolicamente estava apontando para Cristo e para o Seu sacrifício, porque ele trazia consigo os elementos da ceia do Senhor.
Além disso lá no livro de Hebreus, a Bíblia nos dá margem para interpretarmos, que esse Melquisedeque era mais do que um homem comum, o escritor de Hebreus relata que Melquisedeque não possuía pai nem mãe e nem genealogia, e não possuía princípio de dias nem fim de dias (Hb 7:3), e também relata que os filhos de Levi que tomavam o dízimo, eram homens que morriam, porém ali quem tomou o dízimo de Abraão era aquele de quem se testifica de que vive (Hb 7:8).
Mas seguindo a história, a Bíblia fala que Abraão deu o dízimo de tudo o que havia conquistado na batalha, provavelmente com exceção dos bens que haviam sido resgatados de Sodoma, pois mais a frente nós vemos que Abraão não aceita os bens que o rei de Sodoma lhe oferece, e sem dúvidas Abraão não daria o dízimo de algo que não era seu.
Em seguida Melquisedeque abençoou Abraão e disse: “bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo, e bendito seja o Deus Altíssimo que entregou os teus inimigos nas tuas mãos”, nisso o rei de Sodoma se aproxima de Abraão e diz que ele poderia ficar com todos os bens que havia resgatado, mas pediu somente que ele devolvesse as pessoas, porém Abraão disse: “eu levantei as minhas mãos para o céu ao Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, dizendo que não tomarei de ti nem um fio ou uma correia de um sapato, para que você não diga eu enriqueci a Abraão”.
É interessante que de um lado vem o rei de Sodoma e oferece a Abraão todos os bens que antes pertenciam a Sodoma, e do outro lado vem Melquisedeque o sacerdote do Deus Altíssimo, e nós vemos que Abraão rejeita todos os bens de Sodoma, e ele vai além, e mostra a sua fidelidade a Deus oferecendo o dízimo de tudo que havia ganho, se fosse Ló nessa situação, provavelmente teria aceitado a proposta, mas nós não devemos aceitar dinheiro em troca de milagres que Deus possa fazer através de nós, e muito menos aceitarmos o dinheiro obtido de maneira errada.
Abraão sabia que Deus é quem lhe faria prosperar, e por isso ele não aceita a proposta, e nós também não devemos aceitar nem um fio e nem uma correia de um sapato daquilo que é dos outros, porque quando obtemos riquezas de maneira errada, essas riquezas acabam trazendo o mal sobre as nossas vidas na verdade, a Bíblia mesmo diz que “a riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará” (Pv 13:11), e ai nós vemos muitos cristãos sofrendo hoje em dia, muitos endividados e muitos num aperto financeiro, porque não entenderam esse princípio bíblico, de que nós devemos honrar a Deus com as nossas finanças, e honrar a Deus além de ofertar, também é pagar em dia as nossas dívidas e não roubar aquilo que é dos outros, por mais pequeno que seja.
Finalmente Abraão retorna para sua casa, e no próximo capítulo de Gênesis nós vemos que Deus aparece a ele e diz: “Não temas Abraão Eu Sou teu escudo e teu grandíssimo galardão”, ou seja, Abraão abriu mão dos tesouros de Sodoma, mas Deus revela que Ele próprio era o seu grandíssimo galardão, aqui nós podemos aprender que a recompensa de ser fiel a Deus é muito maior do que a recompensa das riquezas, como está escrito: “De nada valem as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Pv 11:4), afinal por que as pessoas buscam tanto as riquezas dessa vida? Talvez pela segurança, pela satisfação, ou até pelo prestígio que elas podem trazer, mas em Deus nós podemos encontrar todas essas coisas numa medida muito maior.
Deus também faz promessas a Abraão, e diz que a sua descendência seria como a areia do mar e as estrelas do céu, então a Bíblia fala que Abraão creu no Senhor e isso lhe foi imputado como justiça, e em seguida Deus faz uma aliança com Abraão onde o Senhor passa no meio dos animais partidos pela metade.
Até aqui nós pudemos observar a diferença entre a escolha que Ló fez buscando riquezas, e a fidelidade de Abraão rejeitando as riquezas obtidas de maneira errada, e nós vemos que Ló conseguiu escapar da primeira consequência da sua escolha, mas na segunda vez Ló não conseguiria escapar totalmente ileso.
Uma coisa que me chama a atenção, é que lá na carta de Pedro diz que Ló era uma pessoa justa, o apóstolo diz que Deus destruiu Sodoma e Gomorra, e livrou o justo Ló, porque este justo afligia a sua alma todos os dias por causa das perversidades daquelas cidades.
Veja que a própria Bíblia chama Ló de justo, mas em alguns pontos Ló não parece um completo exemplo a ser seguido, talvez não bastava somente afligir a sua alma por causa da perversidade daquelas cidades, mas seria bom que ele saísse do meio deles. Mas por que Ló não quis sair daquele lugar? Não sabemos ao certo, mas talvez tenha sido pelo apego aos bens materiais, por isso a Bíblia nos adverte que as riquezas podem ser perigosas em alguns casos, além delas passarem muito depressa (Sl 39:6), também podem trazer preocupações consigo (Ec 5:12-13), e podem nos afastar de grandes bênçãos espirituais (Lc 18:24), fazendo com que nos apeguemos ao dinheiro ou venhamos corromper o nosso coração (2 Pe 2:15).
Deus abençoe irmãos.
**Imagem da novela Gênesis, Rede Record de televisão