A destruição de Sodoma e Gomorra

Você pode conferir outras partes desse estudo:

1. A escolha de Ló.

2. A batalha do vale de Sidim.

3. A destruição de Sodoma e Gomorra.


Em Gênesis capítulo 18, Deus aparece a Abraão e anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra, pois o clamor da cidade havia subido diante da Sua face e o seu pecado havia se agravado muito. Deus muitas vezes permite que os homens vão somente até um certo limite, e quando eles ultrapassam esse limite, Ele intervém trazendo juízo, por exemplo, anteriormente Deus havia dito a Abraão que o povo de Israel iria dominar a terra de Canaã, mas ainda não seria naquele tempo porque a medida dos pecados dos amorreus ainda não havia se enchido, inclusive nós vemos que alguns amorreus ainda eram aliados de Abraão naquele tempo, como Manre, Escol e Aner (Gn 14:13), mas posteriormente os amorreus fizeram guerra contra os israelitas, quando eles estavam saindo do deserto, e foram destruídos por isso.

Essa é uma lição muito importante, porque nos ensina a temermos mais ao Senhor, e nos mostra que os pecados não ficam impunes para sempre. A Bíblia mesmo fala que as misericórdias de Deus, são de eternidade a eternidade sobre aqueles que temem ao Senhor (Sl 103:17), mas a Bíblia não promete que Deus terá misericórdia para sempre daqueles que vivem pecando continuamente.

Em seguida nós vemos que Deus envia dois anjos em direção a cidade de Sodoma, e perceba que Ló já não estava mais apenas nas campinas do Jordão, mas estava lá dentro da cidade de Sodoma, a Bíblia deixa isso muito claro: "morava em Sodoma" (Gn 14:12), e Ló já parecia até estar aliançado com o povo da cidade, tanto que ele havia entregue as suas filhas em noivado a dois homens dali.

Mas seguindo, Ló encontra os dois anjos parados na praça da cidade, e com muita insistência convence eles a passarem a noite na sua casa, e ai eu me lembro daquela passagem que diz que pela hospitalidade uns não sabendo hospedaram anjos na sua casa (Hb 13:2).

Os anjos entram na casa de Ló, porém a Bíblia fala que todos os homens da cidade desde o mais jovem até o mais velho se reúnem a porta da casa de Ló, pois desejavam ter relações sexuais com os anjos, então veja como estava o nível espiritual e moral daquela cidade, por isso Ló sai da sua casa e tenta argumentar com eles para que não fizessem aquilo, e até oferece as suas filhas no lugar dos homens.

Mas os homens de Sodoma se irritaram contra Ló e disseram: como estrangeiro você veio habitar aqui e ainda quer ser juiz no meio de nós? Por isso nós faremos mais mal a ti do que a eles, e partiram para cima de Ló. Uma das coisas que o mundo mais odeia são os padrões de ética da igreja, o mundo detesta quando nós nos impomos e dizemos que algo é certo ou errado, porque eles querem que as pessoas não somente tolerem seus pecados, mas também aprovem as suas práticas, pois eles pensam que assim poderão mudar os padrões do que é certo ou errado.

É verdade que existem costumes que foram instituídos pela sociedade no decorrer dos anos e podem ser mudados com o tempo, pois com o passar do tempo as pessoas vão percebendo que certos costumes são incoerentes, mas também existem princípios que nunca deixarão de existir, pois eles são eternos e revelam o próprio caráter de Deus a humanidade, e por mais que fossem aprovadas leis permitindo certas práticas, ainda assim elas continuariam sendo consideradas erradas aos olhos de grande parte da sociedade, você pode observar isso no decorrer da história da humanidade.

Os padrões do que é certo ou errado servem na verdade para nos proteger, é errado agredir ou roubar, porque isso traz danos físicos e materiais a outras pessoas, ou quando alguém mente ou vive falando palavras torpes isso traz danos a honra daquela pessoa.

Seguindo a história, os anjos puxaram Ló para dentro de casa, fecharam a porta e feriram os homens da cidade com cegueira, então revelaram a Ló que haviam sido enviados para destruir a cidade, e que ele devia tirar todos os seus parentes dali, então Ló vai até aos seus genros, e fala para que saíssem da cidade pois ela seria destruída, porém Ló foi tido como zombador aos olhos deles, ou seja, eles não deram crédito a mensagem de Ló.

E qual foi a mensagem que Ló pregou aos seus genros? A mensagem do juízo de Deus, Ló pregou que Deus iria castigar os homens ímpios, mas havia uma chance de salvação para eles, porém eles não acreditaram, e acharam que Ló estava zombando deles. E por que eles não deram crédito a mensagem de Ló? Além da dureza de coração deles, eu acredito que também pode ter sido por algum mau testemunho, que Ló tenha apresentado a eles durante o tempo em que conviviam juntos, e nós devemos ter cuidado com isso, porque quando nós não temos um bom testemunho diante das pessoas, as nossas palavras não tem peso diante delas, e se nós agimos sempre de uma maneira irreverente diante das pessoas, elas podem não levar a sério aquilo que falamos, mesmo quando falamos de coisas importantes. A Bíblia mesmo fala que assim como a mosca morta faz o unguento perfumado exalar mau cheiro, da mesma forma um pouco de tolice pode ter mais peso que a sabedoria e a honra (Ec 10:1).

Em seguida, a Bíblia fala que os anjos apressaram Ló para que saísse daquele lugar, porém Ló se demorava muito, mas por que ele se demorava para sair? Talvez Ló estava um pouco apegado aos bens materiais que ele possuía ali, ou as amizades que ele tinha feito naquele lugar, talvez estava preocupado com que bens ele iria salvar primeiro. Mas Ló havia visto com seus próprios olhos a maldade dos homens de Sodoma, Ló havia ouvido da boca dos próprios anjos que eles iriam destruir a cidade, mas mesmo diante dessa situação, Ló se demorava muito, então veja como essas coisas podem cegar o nosso coração, porque no momento em que Ló precisava estar mais atento, no momento em que Ló precisava empregar todas as suas forças e fugir daquele lugar, nesse exato momento Ló se demorava muito.

Nisso os anjos não suportando mais a demora, tomaram a Ló e sua família e tiraram eles para fora da cidade, e os anjos disseram: "Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; Escapa lá para o monte, para que não pereças".

 

I. Escapa-te por tua vida.

Perceba que os anjos não salvaram Ló completamente da situação, mas eles tiraram Ló para fora da cidade e deixaram que ele tomasse a atitude de sair dali, isso nos mostra que além da ação sobrenatural de Deus, também existe a nossa responsabilidade pessoal.

E veja como os anjos advertem seriamente a Ló: “escapa-te por tua vida”, ou seja é a sua própria vida que está em jogo, como está escrito em Jó 2:4 “Pele por pele e o homem dará tudo o que tem pela sua vida”, e não é somente a nossa vida natural que está em jogo aqui, mas sofrimento eterno ou bem-aventurança eterna, e se os homens buscam com tanto zelo se livrarem dos males da vida terrena, quanto mais zelo eles deveriam empregar para se livrarem dos males do mundo vindouro.

 

II. Não olhes para trás de ti.

Mas nós vemos que a mulher de Ló não seguiu o conselho dos anjos, e o que a mulher de Ló viu quando olhou para trás? Viu a lama, fumaça, coisas destruídas pelo fogo? Ai vale a pena nós refletirmos que não compensa nós olharmos para trás, como está escrito: “pequei e perverti o direito, o que de nada me aproveitou” (Jó 33:27). As pessoas que olham para trás só pensam nos prazeres e nas alegrias que o mundo lhes proporcionava, mas eles não lembram das aflições que passavam no mundo.

Veja também até onde o ser humano pode chegar, quando as pessoas deixam até mesmo de valorizar a suas próprias vidas, ou as suas próprias almas que são eternas, em busca de preservar algum bem material que se desgasta com o tempo. A mulher de Ló talvez foi a pessoa que chegou mais perto de escapar da cidade de Sodoma e não conseguiu, e assim vai ser naquele grande dia, muitos vão chegar bem perto e não vão conseguir, e eu acredito que essa seja a maior lição que a mulher de Ló nos ensina: você pode até escapar da cidade de Sodoma, mas se o seu coração ainda estiver em Sodoma, então a destruição virá até onde você está, não basta apenas deixar da prática de pecados exteriores do corpo, mas ainda permanecer pecando no coração.

 

III. Não pares em toda esta campina.

Nós não devemos descansar no meio do caminho, porque o descanso desse mundo, com passar do tempo pode acabar se tornando uma armadilha, como alguém descansaria saindo de um lugar que está prestes a ser destruído?

Além de não nos proporcionar o descanso precisamos, o descanso desse mundo também vai adormecendo o nosso homem espiritual aos poucos, e logo em seguida vai nos prendendo com cordas, e por fim vai nos matando lentamente, por isso o nosso verdadeiro descanso está na mortificação da carne, e na nossa união com o Espírito de Deus. Nos momentos em que a carne está tão mortificada que parece que o pecado quase não existe mais no nosso coração, são nesses momentos em que nós desfrutamos de uma paz indizível nas nossas almas, afinal a maior fonte de alegria do cristão deve ser o próprio Deus, e a sua maior tristeza o pecado.

 

IV. Escapa lá para o monte, para que não pereças.

Porém Ló fala que não conseguiria chegar até o monte, e pede aos anjos para que permitissem, que ele se abrigasse numa cidade que estava perto dali, e os anjos aceitaram o pedido de Ló, ou seja, essa cidade parece ter sido poupada especialmente pelo pedido de Ló. Mas é interessante que Ló diz o seguinte: “Eis que agora aquela cidade está perto para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá, porventura não é pequena?”

Aqui nós vemos que Ló ainda parecia estar questionando um pouco, o caminho que os anjos lhe orientaram a tomar, Ló até diz que a cidade era bem pequena, e muitas vezes nós podemos cair nesse engano, de pensarmos que as escolhas erradas que tomamos são bem pequenas, mas precisamos entender que Deus não é homem como nós, as vezes nós podemos considerar algum pecado pequeno, mas Deus pode não enxergar dessa mesma maneira, a Bíblia mesmo fala: “tu pensavas que eu era tal como tu, mas eu te repreenderei e porei estas coisas em ordem diante dos teus olhos” (Sl 50:21), as pessoas pensam que os seus pecados são tão pequenos que são até dignos de serem perdoados, mas não existe perdão de pecados onde não existe arrependimento verdadeiro.

Os pequenos pecados também são a porta para pecados ainda maiores, o inimigo se apresenta de uma maneira bem sorrateira, ele coloca a cunha de ouro de Acã nas suas mãos e fala que você não precisa roubar, mas você pode ficar só ali admirando o ouro, você não precisa cair em pecado com a mulher de Urias, mas você pode ficar só passeando pelo terraço do palácio, mas irmãos nós não devemos brincar com o pecado, porque nós não sabemos quanta maldade um pequeno pecado pode esconder por trás de si.

 

Seguindo a história, a Bíblia fala que o Senhor fez chover fogo e enxofre desde os céus e destruiu as cidades da campina, e agora, o que restou das campinas verdes do rio Jordão? Não passava de uma grande fornalha de fumaça. Será que valeu a pena Ló ter colocado o seu coração naqueles bens materiais? Será que valeu a pena Ló ter se esforçado tanto para acumular aquelas riquezas? Ló não conseguiu salvar a sua mulher, não conseguiu salvar os seus genros, não conseguiu salvar os seus criados, não conseguiu salvar os seus bens materiais. A Bíblia mesmo fala: “Porventura não vem do Senhor dos Exércitos que os povos trabalhem para o fogo e os homens se cansem em vão?” (Hc 2:13)

Por fim a história conta que Ló ficou com medo de habitar na cidade de Zoar, e foi habitar numa caverna no monte, então veja só quem seguiu o conselho dos anjos afinal, e nós precisamos entender isso, se algo pode corromper o nosso coração, nós temos que combater seriamente contra isso, nós devemos nos afastar completamente, de situações que nos expõem ao risco de pecarmos, e ao que nós vemos Ló decidiu de uma vez por todas sair do meio dos ímpios, e parece ter deixado até mesmo os confortos materiais.

Deus abençoe irmãos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem